Whatsapp & Ataques de Engenharia Social


Não é novidade que hoje em dia o WhatsApp é a rede social mais utilizados pelos brasileiros e está presente em mais de 99% dos smartphones ativos do país. Esse número chamou atenção dos criminosos que passaram diariamente novas maneiras de aplicar golpes. Basicamente este tipo de fraude está associada a técnicas de ludibriar o titular da linha solicitando um código de validação enviado por SMS.


Tenha cuidado! Nunca forneça códigos para desconhecidos, os ataques de engenharia social usam artifícios para enganar o usuário, geralmente se fazem passar por representantes de alguma entidade ou empresa, tentam ganhar a confiança da vítima e enquanto isso, os bandidos tentam utilizar recursos da própria plataforma para redefinir o dispositivo móvel, mas isso só é possível caso o usuário forneça essa informação.


Caso você tenha sido vítima, procure manter a calma, o Whatsapp não é exatamente clonado, o que acontece de fato é que no momento em que você passar o código de SMS para o estelionatário, o mesmo irá ativar outro celular e assim terá acesso as suas conversas, o que é muito perigoso por sinal.


Uma forma de recuperar a conta é refazendo o procedimento de ativação novamente no seu aparelho, será enviado um código para o seu número como se fosse uma nova instalação e assim você consegue recuperar a conta, tenha em mente que uma vez recuperada você deve acessar imediatamente a plataforma https://web.whatsapp.com/ para assegurar que outros dispositivos não estejam conectados a sua conta, ou poderá forçar a desconexão imediata dos mesmos seguindo esses passos simples no seu aparelho:


  • Abra o WhatsApp;

  • Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela;

  • Selecione “WhatsApp Web”;

  • Role a tela até a parte inferior;

  • Clique em “Desconectar de todos os aparelhos”.


Existe um recurso de segurança no próprio aplicativo que deixará sua conta mais segura: a confirmação em duas etapas. Isso significa que para cadastrar seu WhatsApp em outro celular, será necessário o código PIN. O PIN é uma senha numérica composta por seis dígitos. Ela será exigida toda vez que fizer o login da sua conta. Quer dizer que toda vez que eu entrar no WhatsApp terei que digitar o PIN? Não, isso acontecerá algumas vezes apenas e, essencialmente, quando for utilizar o WhatsApp em outro celular. Para ativar o PIN, siga o passo a passo:


  • Abra o WhatsApp;

  • Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela;

  • Selecione “Configurações”;

  • Clique em “Conta”;

  • Escolha “Confirmação em duas etapas”;

  • Pronto, basta cadastrar uma senha numérica.


Nunca forneça pagamentos ou transferências caso suspeite de conta roubada, isso pode acontecer também com parentes e amigos, procure ligar para a pessoa que enviou a mensagem e tente confirmar o pedido mediante uma ligação em que você possa ouvir a voz, se desconfiar de conta clonada denuncie, e se precisar de ajuda, pode contar com a gente!



Ataques Web
Whatsapp e os Ataques de Engenharia Social

6 visualizações0 comentário